Facebook chega ao número de 127 milhões de usuários no Brasil - Moose Mídia
16871
post-template-default,single,single-post,postid-16871,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,hide_top_bar_on_mobile_header,transparent_content,qode-theme-ver-16.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

Facebook chega ao número de 127 milhões de usuários no Brasil

(Foto: Pixabay)

Nos três primeiros meses de 2018, o Facebook chegou a uma marca importante. O anúncio foi feito pela própria empresa e surpreendeu algumas pessoas que vem defendendo a migração do Facebook para outras redes.

Apesar de muitas críticas ao algoritmo que determina o posicionamento de conteúdo no feed dos usuários e da frequente comparação com outras redes sociais, o Facebook vem apresentando números crescentes em 2018 e, logo no primeiro trimestre, alcançou 127 milhões de usuários aqui no país.

 

NÚMEROS IMPRESSIONANTES, OU NEM TANTO ASSIM

 

Do total das contas de Facebook ativas no Brasil, aproximadamente 90% são acessadas por meio de um dispositivo móvel. É claro que, apesar de essa ser uma boa notícia, o crescimento relativo no número de usuários não foi tão grande quanto poderia ser.

Em dezembro de 2016, o número de usuários ativos do Facebook no Brasil era de pouco mais de 110 milhões. Ou seja, de lá para cá, houve um aumento de aproximadamente 17 milhões de usuários. É um número pequeno quando comparado com o crescimento que foi visto em outros períodos.

Segundo dados do IBGE que foram divulgados no primeiro trimestre desse ano, temos que 116 milhões de brasileiros tem conexão regular com a Internet. Analisando os dois principais dados até agora apresentados, podemos concluir que há mais contas ativas no Facebook do que brasileiros conectados à Internet. É uma diferença de pouco mais de 10 milhões.

Dos 116 milhões de brasileiros que contam com acesso à Internet, aproximadamente 95% o fazem principalmente por meio de um dispositivo móvel. O percentual de brasileiros que acessam à Internet por meio de um computador é de 65%.

Embora os dados do IBGE aqui citados tenham sido divulgados no início do ano, esses são dados que se referem ao ano de 2017, em um período que antecede o mês de outubro. Ou seja, esses dados podem ter mudado e podem não corresponder à mesma realidade que o Facebook está tentando nos revelar nesse momento.

Outro dado muito interessante que pode ser trazido para esse artigo foram divulgados pelo Whatsapp em maio de 2017.

Segundo os dados apresentados pelo Whatsapp, o número de usuários ativos no aplicativo era de 120 milhões. Porém, é claro que o número de usuários cadastrados no Whatsapp já aumentou de maio de 2017 até aqui. Ou seja, esse dado do Whatsapp, hoje, pode estar até maior do que os números que foram apresentados pelo Facebook.

Indo para os dados mundiais, o Facebook tem atualmente mais de 2,3 bilhões de usuários ativos. De acordo com dados informados pela própria rede, o Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários no Facebook, o que prova a força que o site tem entre os brasileiros.

 

AS PESSOAS ESTÃO SAINDO DO FACEBOOK?

 

Embora 127 milhões de usuários ativos não seja um número desanimador, o fato é que muitas pessoas estão deixando de usar o Facebook para focar em outras redes sociais.

O Instagram tem sido uma das redes sociais que mais abrigam os “fugitivos” do Facebook. Um dos principais motivos é a preocupação com a privacidade. O recente escândalo de vazamento de dados para a Cambridge Analytica reforçou a ideia de quem nem todos estão seguros no Facebook.

É claro que a privacidade em tempos de Internet é um objetivo bem difícil de ser alcançado. Porém, uma boa parte dos usuários está bastante preocupada com a segurança de seus dados na Web. São esses usuários que tem decidido sair do Facebook e apostar em outra rede social para se comunicar.

 

E você, acha que o número de usuários no Facebook vai crescer ou a tendência é diminuir? Deixe sua opinião nos comentários!