Facebook e Instagram reforçam medidas de segurança em relação a perfis de crianças - Moose Mídia
16892
post-template-default,single,single-post,postid-16892,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,hide_top_bar_on_mobile_header,transparent_content,qode-theme-ver-16.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive
 

Facebook e Instagram reforçam medidas de segurança em relação a perfis de crianças

(Foto: Envato Elements)

 

Embora as políticas de segurança das principais redes sociais esclareçam que a criação de perfis por menores de 13 anos de idade é proibida, isso não impede que uma criança crie o seu perfil em uma rede.

O registro de uma data de nascimento diferente da data verdadeira já possibilita que qualquer criança acesse uma rede social e se cadastre nela.

Apesar disso, nem sempre as principais redes como o Facebook e o Instagram tiveram um monitoramento adequado dos perfis criados por crianças. Essa situação pode mudar com um anúncio feito nessa semana de que as atividades de monitoramento em relação aos perfis dos menores de idade serão reforçadas.

FACEBOOK E INSTAGRAM SE REFORÇAM PARA OFERECER UM AMBIENTE DIGITAL MAIS RESPONSÁVEL

O Facebook e o Instagram divulgaram nessa semana que suas respectivas equipes já foram instruídas a tomar medidas de segurança que impeçam que crianças continuem com seus perfis na rede.

No caso do Facebook, a regra agora é bloquear os perfis de usuários que tenham idade inferior a 13 anos.

Até o momento, esse bloqueio só era feito caso o perfil do menor fosse denunciado. Com as novas normas, os próprios funcionários da rede poderão bloquear o perfil se desconfiarem de que ele pertença a uma criança.

Nós sabemos que as redes sociais, de uma forma geral, são dominadas pelos mais jovens, especialmente adolescentes ou aqueles que estão no início da vida adulta. Porém, as crianças estão cada vez mais presentes nessas redes. Em alguns casos, os próprios pais incentivam que a criança crie o seu perfil na rede social.

É cada vez mais comum ver publicações de crianças em nossa timeline. Em seus perfis, algumas delas curtem e seguem os seus ídolos. Ídolos infantis, mas também adultos.

Embora divertido, o ambiente da rede social pode não ser exatamente seguro para os mais pequenos. Não é à toa que tanto o Facebook quanto o Instagram garantem em seus “Termos de Uso” que a criação de perfis de crianças menores de 13 anos é proibida.

Aproveitando que as redes não costumam fazer uma verificação mais ativa de conteúdo, as crianças criam os seus perfis indicando falsas datas de nascimento. Assim, fica fácil para que qualquer criança não só crie um perfil como também consuma normalmente todo o conteúdo que é postado na rede social pelas outras pessoas.

MUDANÇAS

A partir da próxima semana, os moderadores de conteúdo das duas redes – Facebook e Instagram – tem autonomia para bloquear temporariamente os perfis que são suspeitos de pertencerem a menores de 13 anos.

Como já foi dito, não há nada de novo na proibição de criação de perfis por crianças. A mudança está no modo como o Facebook e o Instagram farão valer as regras que elas mesmas criaram.

É uma orientação que se baseia em fazer um bloqueio temporário. Denomina-se bloqueio temporário porque a pessoa poderá ter o seu perfil de volta se provar que segue as normas de uso da rede. Ou seja, que tem idade igual ou superior a 13 anos.

A prova da idade ao Serviço de Atendimento da rede poderá ser feita mediante o envio de documento de identidade com foto, onde estejam visíveis o nome completo e a respectiva data de nascimento.

Embora tardia, a mudança é bem-vinda, uma vez que tem como objetivo principal atender a uma demanda de prevenção de crimes cometidos contra menores de idade no ambiente da rede social.

De acordo com o comunicado oficial, o Facebook reforçou que “Temos trabalhado para restringir qualquer conta suspeita de pertencer a um menor de idade”. O comunicado foi divulgado na última terça-feira, dia 17.