11 set FOTOLOG – Redes Social que fez muito sucesso no início dos anos 2000 volta em uma nova versão
Se você usou Internet nos anos 2000, provavelmente, já ouviu falar do Fotolog. A rede era uma verdadeira novidade para quem tinha disposição para compartilhar as suas fotos na Web.
Como já sabemos, muitas redes que já fizeram muito sucesso na década passada já não existem mais ou, pelo menos, não tem a mesma influência de antes. A rede social de uma geração pode não conseguir sobreviver à próxima, e essa é uma consequência até óbvia para o tempo de rápidos avanços tecnológicos que vivemos atualmente.
O Fotolog é um grande exemplo de rede social que não sobreviveu ao tempo. A nova geração pode até nunca ter ouvido falar no site. Porém, se depender das ideias e da disposição de Michael Lin, o novo CEO da empresa, essa situação deve mudar em breve.
A VOLTA DO FOTOLOG
Em um primeiro momento, fica difícil acreditar em um retorno do Fotolog com o mesmo potencial de antes. A popularidade do Instagram e os recentes esforços dessa rede para que tenha o maior número de funcionalidades que for possível, vide Instagram Stories e o IGTV, faz com que o ressurgimento de uma nova rede social para fotos fique ainda mais difícil.
É difícil, porém não impossível. Segundo Michael Lin, o retorno do Fotolog tem um propósito e é isso o que vai diferenciá-lo de outras redes como o Instagram.
A ideia de Lin é ter uma rede onde as pessoas se sintam encorajadas a fazer, no mínimo, 1 publicação por dia. Ele considera que, no Instagram, isso não acontece e que, por isso, é muito comum que uma pessoa passe muito tempo no feed à procura de novas fotos e não as encontrem.
Ainda segundo o CEO, a ideia é ter um diário social online onde as publicações diárias incentivem o usuário a passar mais tempo conectado ao aplicativo.
Ele complementa que o Fotolog rejeita a inserção de publicidade no momento. A monetização do app, segundo ele, será feita por meio de um plano de assinatura para os usuários que querem usufruir de todas as possibilidades do site. Dentre elas, a de mudar o layout, ter um domínio próprio, publicar um gif, entre outras vantagens que só serão oferecidas para os assinantes do Fotolog.
A crítica de Michael Lin está na sua perspectiva de que, em redes como o Instagram, as pessoas estão interagindo cada vez menos com outras pessoas e passando a interagir demais com marcas. Principalmente por isso, Lin não considera que o Fotolog deva exibir publicidade em seus espaços nesse início.
UM NOVO HORIZONTE PARA O FOTOLOG
Michael Lin não foi o fundador do Fotolog. Na verdade, o empresário não esteve envolvido com a rede em seu auge nos anos 2000. Ele explica que a rede foi comprada de seus fundadores quando eles decidiram interromper as atividades. Nessa época, o site já estava sentindo os efeitos da diminuição de sua popularidade.
A ideia de 1 publicação por dia foi, então, mantida e Michael afirma que a cronologia é o ponto forte do Fotolog, diferente de outras redes onde as pessoas ficam por vários dias sem fazer novas publicações, prejudicando o nível de engajamento em seus perfis.
O empresário aponta que, em uma rede social, é importante contar com a atualização diária de conteúdo. Aponta também que, no Instagram, isso não acontece, o que acaba por tornar a rotina do site entediante em alguns momentos.
O Fotolog, em sua nova versão, também está de olho em outros formatos para as publicações dos usuários. Além do já tradicional “1 foto por dia”, Michael também quer incentivar a publicação de 1 gif por dia, 1 vídeo por dia, 1 música por dia, entre outros formatos possíveis.
E você, tem nostalgia do Fotolog ou sequer tinha ouvido falar dessa rede até agora? Conte na seção de comentários!