19 jul O Instagram já é a rede social com maior nível de engajamento dos usuários
O Instagram pode até não ser a rede social que tem o maior número de usuários e nem a que tem a maior quantidade de conteúdo postado. Porém, quando se trata de Engajamento, o Instagram sai à frente até mesmo das mais tradicionais Twitter e Facebook.
Pelo menos, essa foi a conclusão a que chegou a empresa global da análise de mídias sociais SocialBakers. A empresa identificou que a interação dos usuários é significativamente maior no Instagram do que nas outras redes que foram analisadas.
E para justificar a superioridade do Instagram no quesito Engajamento, a SocialBakers elencou cinco motivos.
1. ALGORITMO INTELIGENTE QUE IDENTIFICA CONTEÚDO RELEVANTE PARA O USUÁRIO
O feed organizado conforme a cronologia já não é mais uma realidade usada pelo Instagram desde meados de 2016.
Os desenvolvedores do Instagram descobriram que o feed deve ser mais dinâmico, e não tem que, necessariamente, ser baseado no fator tempo.
Embora não tenha sido recebida com bons olhos por uma boa parte dos usuários da rede, o fato é que o Instagram conseguiu aumentar em 50% o nível de interação entre as publicações após a mudança.
Os perfis comerciais, que representam marcas e empresas, viram sua interação aumentar em mais de 100% após a transição.
Trata-se de um algoritmo que trabalha para encontrar o conteúdo que o usuário tem mais chance de apreciar, aumentando assim o número de curtidas em fotos. O mesmo vale para as chances de um usuário comentar uma foto ou vídeo.
2. TEMPO QUE OS USUÁRIOS COSTUMAM PASSAR NO INSTAGRAM
A pesquisa realizada pela SocialBakers descobriu que o tempo médio em que os usuários ficam conectados aos seus perfis no Instagram é de 32 minutos por dia.
É claro que esse é apenas um tempo médio. Algumas pessoas chegam a passar uma grande parte do seu dia navegando em conteúdos publicados no Instagram, enquanto outras apenas acessam quando recebem uma nova mensagem ou notificação.
A boa notícia para a rede social é que, de acordo com a SocialBakers, o tempo gasto na plataforma tende a aumentar daqui para frente.
3. VISUAL AGRADÁVEL
A SocialBakers também identificou que o visual do Instagram tem forte influência sobre o engajamento dos usuários.
A timeline proposta pela rede social é mais dinâmica e permite a visualização geral de vários conteúdos ao mesmo tempo, especialmente no modo Grade.
Essa condição favorece a interação, uma vez que as imagens e os vídeos são formatos predominantes na Internet atualmente. As legendas no Instagram são secundárias. Ou seja, não exercem tanta influência no conteúdo que ali é postado.
4. VÁRIAS POSSIBILIDADES
A SocialBakers também reconheceu os investimentos do Instagram em novos formatos. Atualmente, além do feed, os usuários da rede podem contar com a ferramenta Stories e a plataforma para vídeos IGTV para compartilhar conteúdo com os seus seguidores.
Com tantas possibilidades, não é tão estranho entender como o engajamento já superou o engajamento de outras redes.
E as novidades nunca param! Sempre tem uma funcionalidade nova nos Stories para que os usuários interajam em maior escala.
5. QUANTIDADE CRESCENTE DE INFLUENCIADORES DIGITAIS
Cada vez mais, o Instagram é a rede escolhida por pessoas que querem ter influência na Internet. Não é à toa que muitos Influenciadores Digitais tem o Instagram como a principal rede social utilizada para fechar patrocínios e publieditoriais.
Isso acontece porque as possibilidades no Instagram são mesmo muitas. Na rede, pode ser feita publicidade em formato de foto, vídeo, stories, e as possibilidades nunca param de surgir.
Embora o ambiente seja favorável ao Instagram, a rede ainda tem muito que crescer. Ainda bem que o horizonte é esperançoso para que o engajamento entre os usuários no Instagram seja ainda maior do que já é atualmente.